ARTIGOS

Resposta Atividade Mapa: Transtorno Global Do Desenvolvimento E O Ensino Aprendizagem No Contexto Inclusivo

Após ler atentamente o comando da atividade e assistir o vídeo que o professor gravou com orientações https://youtu.be/IupRCfVQgNo que também foi disponibilizado na Sala do Café, você já estará pronto para produzir a sua atividade! Vamos lá?

A tarefa nessa atividade MAPA será elaborar um plano de aula seguindo o passo a passo do enunciado da atividade.

INICIE SUA ATIVIDADE AQUI:

PLANO DE AULA
Título (limite de 2 linhas) Descobrindo e Explorando as Formas e Figuras Geométricas
Objetivos (limite de 5 linhas) – Identificar as características e nomear formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, etc. – Desenvolver habilidades motoras finas ao recortar e colar formas. – Estimular a interação social entre o aluno com TGD e os colegas. – Estimular a criatividade na criação de figuras combinando formas. – Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
Conteúdo (limite de 5 linhas) – Introdução às formas geométricas básicas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo). – Introdução as características das formas geométricas e como identificá-las. – Exploração visual e tátil das formas. – Atividades práticas de recorte e colagem.
Metodologia (limite de 8 linhas) 1º) Apresentação interativa das formas geométricas. 2º) Atividade de exploração tátil com materiais adaptados com diferentes texturas (papel, EVA, feltro) para que os alunos toquem e explorem as formas. 3º) Cada grupo de alunos participará de uma atividade de recorte e colagem de formas geométricas. Eles receberão uma folha com formas geométricas vazadas e deverão recortar formas de papel colorido e colá-las nos espaços vazados. 4º) Os alunos discutirão as combinações de formas e suas características, identificando objetos com base em suas formas geométricas. Uma aula interativa com à participação de todos.
Recursos Utilizados (limite de 5 linhas) – Papel colorido. – Tesouras adaptadas. – Cola. – Materiais de diferentes texturas (papel, EVA, feltro). – Cartolina colorida.
Avaliação (limite de 8 linhas) A avaliação será de forma contínua, observando a participação e o envolvimento do aluno com TGD nas atividades, a compreensão das formas geométricas e a interação com os colegas. A avaliação feita por meio de observação durante a atividade prática, observando a capacidade do aluno de identificar e manipular as formas geométricas. A avaliação também considerará o progresso do aluno no desenvolvimento das habilidades propostas. Além disso, a participação do aluno com TGD nas atividades em grupo, a inclusão e o respeito às diferenças.

TEXTO DE ATÉ 15 LINHAS

A inclusão de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento é um desafio importante no contexto escolar. É fundamental para garantir que todos os estudantes tenham acesso igualitário à educação, bem como o desenvolvimento de suas habilidades. Um plano de aula inclusivo é essencial para atender às necessidades de alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), pois promove a equidade e o acesso ao currículo de forma adaptada aos mesmos.

Autores como Meirieu (2002) defendem a composição de currículos mais abertos, visando ao direito de aprender dos estudantes (MEIRIEU, 2008 apud VIEIRA et al., 2018). Para o autor, o conhecimento, entendido como um esforço coletivo da humanidade. Para esse autor, a escola só desempenha sua função social quando assume a tarefa de criar contextos de ensino-aprendizagem que permitem ao aluno vivenciar experiências significativas em torno dos saberes, pois uma pedagogia sem compromisso com o conhecimento seria contrária às finalidades da Escola, permitindo aos alunos introduzir-se no mundo (MEIRIEU, 2005, p. 150 apud VIEIRA et al., 2018).

REFERÊNCIAS:

MIESSE, Maria Carolina; MONTEIRO, Marcelo Moura. Global do Desenvolvimento: Ensino e Aprendizagem no Contexto Inclusivo. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

VIEIRA, Alexandro Braga; RAMOS, Ines de Oliveira; SIMÕES, Renata Duarte. Inclusão de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento: atravessamentos nos currículos escolares. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/vYybKS3wH7D9yfPrvLNstCR/. Acesso em: 2 maio 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO SOFRA MAIS COM OS PRAZOS DE SEUS TRABALHOS ACADÊMICOS

Nós te ajudamos com isso.

Abra o link pelo celular ou app no PC!

DIFICULDADE EM SEU TRABALHO ACADÊMICO? EU POSSO TE AJUDAR!

Abra o link pelo celular ou app no PC!
Estamos Online