Sintomas de ansiedade e transtorno de ansiedade generalizada (TAG) são comuns na adolescência e é papel do enfermeiro elaborar estratégias para diminuição dos casos nas comunidades em que esse profissional está inserido. O enfermeiro pode atuar como um ator na identificação de problemas de saúde mental frequentes nas comunidades e elaborar, em conjunto com a equipe multiprofissional, ações que visam a educação em saúde sobre a temática.
Sabendo dessas informações, você vai considerar a seguinte situação hipotética:
“Você é enfermeiro (a) de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município. A diretora de um colégio público solicita o apoio da UBS para realizar uma educação em saúde com os alunos do oitavo ano matriculados no colégio.
Ela relata que essa turma vem apresentando diversos alunos com sintomas de ansiedade e que alguns já receberam o diagnóstico médico de TAG. Os professores e pais estão preocupados com essa situação e veem elaborando estratégias para atuarem nessa realidade. Após uma reunião de pais e mestres, foi levantado a sugestão do apoio da UBS na realização de educações em saúde para os alunos na área de Saúde Mental com enfoque no controle da ansiedade. ”
Sendo assim, para poder atender à solicitação da diretora do colégio, você deve criar duas estratégias para educação em saúde com os alunos da turma do oitavo ano do colégio.
Para isso siga as etapas abaixo:
ETAPA 1
Essa etapa consiste em você desenvolver uma cartilha educativa com a temática de “Ansiedade na Adolescência”. Para isso você irá utilizar recursos tecnológicos para te auxiliarem na elaboração da cartilha, como exemplo:
Canva, Paint, Power Point ou outra ferramenta online que você conheça que possa te ajudar na etapa de criação do Desing da sua cartilha.
A sua cartilha deve, obrigatoriamente, conter as seguintes informações:
O que é ansiedade?
Quando as tecnologias podem ajudar e quando elas podem prejudicar a saúde mental?Atitudes que melhoram a saúde mental.
Caso você queira adicionar mais informações na sua cartilha, você pode, mas esses três tópicos devem estar contidos.
Para elaborar a cartilha você pode se basear nas orientações dos folders informativos elaborados pela UNICEF, com o título” SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES E JOVENS” e pelo Ministério da Saúde chamado de “GUIA DE SAÚDE MENTAL PARA ADOLESCENTES”. Os dois folders estarão disponíveis na pasta Material da Disciplina.
A sua cartilha deve ter no máximo 3 páginas e essas devem ser inseridas dentro do Formulário Padrão MAPA em boa qualidade.
ATENÇÃO: A cartilha não precisa ser divulgada, você irá desenvolvê-la apenas para os fins acadêmicos dessa atividade.
ETAPA 2
Nessa etapa você irá planejar uma atividade de educação em saúde com os estudantes com a temática de Saúde Mental.
Para isso você deve pensar em uma estratégia lúdica para captar a atenção dos alunos a fim de que eles possam demonstram interesse nessa temática tão importante. Você pode planejar uma palestra, roda de conversa, passeios, ou qualquer outra atividade que você identifique que seja importante para abordar a sua educação em saúde.
Sendo assim, você deve preencher um roteiro com as suas ideias de planejamento
- Onde ocorrerá a atividade?
- Quantos alunos participarão?
- Qual a estratégia escolhida?
- Quais temas serão abordados durante a atividade?
- Qual o objetivo a ser alcançado com a atividade proposta?
Lembrando que esse é um planejamento individual, você pode utilizar da sua criatividade e pesquisas para elaborar seu planejamento de educação sem saúde.
CARTILHA EDUCATIVA:
CRIAÇÃO DE CARTAZES EDUCATIVOS
Local: Corredores da escola ou sala de aula.
Participantes: Todos os alunos do oitavo e nono ano.
Estratégia Escolhida: Dividir os alunos em grupos e pedir que criem cartazes sobre a ansiedade.
Temas Abordados:
Sintomas físicos e emocionais da ansiedade.
Mensagens de apoio e incentivo.
Recursos disponíveis na escola para lidar com a ansiedade.
Objetivo:
Sensibilizar toda a comunidade escolar e promover a conscientização.
REFERÊNCIA
QUESADA, Andrea Amaro et al. Ministério da Saúde. Guia de Saúde Mental para Adolescentes. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_saude_mental_adolescente_11_14_anos.pdf. Acesso em: 24 jul. 2024.
UNICEF. Saúde Mental de Adolescentes e Jovens. E-book. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/16126/file/saude-mental-de-adolescentes-e-jovens.pdf. Acesso em: 24 jul. 2024.
Deixe um comentário