Após terminar o seu arquivo resposta, salve o documento em PDF e o nomeie identificando a disciplina correspondente, para evitar que envie o MAPA na disciplina errada. Envie o arquivo resposta na página da atividade MAPA, na região inferior no espaço destinado ao envio das atividades.
Esta atividade deve ser realizada utilizando o formulário abaixo. Apague as informações que estão escritas em vermelho, pois são apenas demonstrações e instruções para te auxiliar, e, posteriormente, preencha todos os campos com suas palavras/imagens.
1) IDENTIFIQUE e RELACIONE os problemas relatados aos conceitos sobre a oogênese, espermatogênese e controle hormonal.
O controle hormonal da oogênese envolve gonadotrofinas produzidas pela hipófise, como o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH). Esses hormônios são essenciais para o desenvolvimento dos folículos ovarianos e a liberação do óvulo durante a ovulação. O corpo lúteo é formado após a ovulação e produz progesterona que prepara o útero para uma possível gravidez. A ausência de corpo lúteo pode indicar problemas na ovulação (MORAES, 2024).
Fernando possui uma contagem de espermatozoides abaixo do valor considerado normal para a fertilidade. A espermatogênese ocorre nos testículos e é controlada por hormônios. Baixos níveis de testosterona podem afetar a produção de espermatozoides (MORAES, 2024).
2) EXPLIQUE como estes problemas podem afetar a fertilização.
A falta de corpo lúteo em Rafaela pode prejudicar a manutenção do endométrio que não estará preparado para receber o embrião pois o óvulo fertilizado não irá conseguir se prender ao útero. Já a baixa contagem de espermatozoides também pode afetar a motilidade dos espermatozoides, além dos baixos níveis de testosterona poderem afetar a qualidade dos espermatozoides e sua capacidade de fertilização (MORAES, 2024).
3) SUGIRA abordagem de tratamentos ou técnicas de reprodução assistida que poderiam ser recomendadas para Rafaela e Fernando.
Algumas abordagens de tratamentos ou técnicas de reprodução assistida que poderiam ser recomendadas para Rafaela e Fernando seriam a fertilização in vitro onde os óvulos de Rafaela seriam colhidos e fertilizados em laboratório com os espermatozoides de Fernando e os embriões resultantes seriam transferidos para o útero.
Outra abordagem seria a terapia hormonal onde Rafaela e Fernando receberiam tratamentos, ela receberia tratamento para estimular a ovulação e melhorar a formação do corpo lúteo e ele receberia tratamento para aumentar seus níveis de testosterona.
REFERÊNCIA
MORAES, Luana Soares de. Biotecnologia e Reprodução Humana. Florianópolis-SC: Arqué, 2024.