TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA: OSMOSE
Desde criança, estamos sempre expostos a situações relacionadas à biologia celular e bioquímica humana que nunca percebemos. Um exemplo disso é quando ficamos muito tempo com as mãos e pés submersos em água, o que possivelmente já deve ter acontecido com você. Isso acontece, nas extremidades do nosso corpo, devido ao processo de transporte de água através da membrana plasmática de nossas células, a osmose. A osmose é um processo no qual a água é transportada de uma solução menos concentrada em soluto (hipotônica) para uma solução mais concentrada em soluto (hipertônica) pela membrana plasmática, dentro da célula. O processo de osmose envolve aspectos químicos, físicos e biológicos, necessários à sobrevivência dos seres vivos na terra. A movimentação de um lado para o outro que é feita no processo não gasta energia, logo é chamada de transporte passivo.
Basta ficar mais que alguns minutos mergulhado em uma banheira ou nadando em uma piscina para que os nossos dedos passem por essas transformações dramáticas. Onde antes havia as delicadas espirais da epiderme levemente ondulada, agora temos dobras inchadas de pele feia e enrugada. Costuma-se acreditar que o enrugamento da ponta dos dedos seja uma reação passiva, na qual as camadas superiores da pele incham enquanto a água invade as células, em um processo conhecido como osmose. Nele, as moléculas de água movem-se através de uma membrana para equalizar a concentração das soluções de cada lado.
Leva cerca de 3,5 minutos em água morna para que as pontas dos nossos dedos comecem a se enrugar. Já em temperaturas mais baixas, de cerca de 20 °C, pode levar até 10 minutos. Mas a maioria dos estudos concluiu que são necessários cerca de 30 minutos na água para atingir o enrugamento máximo. Essa impressionante mudança é familiar, mas também desconcertante. Afinal, apenas a pele dos dedos das mãos e dos pés fica enrugada quando imersa na água, enquanto outras partes do corpo, como os antebraços, o tórax, as pernas e o rosto, permanecem com a mesma aparência de antes de serem submersos. Wilder-Smith e seus colegas, em 2003, hipotetizaram que, quando as mãos são imersas na água, os dutos de suor nos nossos dedos se abrem para permitir a entrada de água, o que gera desequilíbrio dos sais da pele. Essa alteração dos sais aciona as fibras nervosas dos dedos, causando a constrição dos vasos sanguíneos em volta dos dutos de suor. Isso, por sua vez, causa perda de volume na região carnosa da ponta do dedo, que puxa para baixo a pele da superfície que então se distorce, criando rugas.
Após diversas explicações ao grupo de idosos, você percebe que eles não estão completamente convencidos das informações que você apresentou. Estes idosos questionam as informações apresentadas porque acreditam que somente podemos ingerir ou eliminar água através de locais específicos, como boca, uretra e ânus.
Nesta situação, você resolve fazer uma demonstração prática do transporte de água, por osmose, através da membrana plasmática.
O que e como deve ser feito?
– Após assistir ao vídeo explicativo da atividade que está disponível na sala do café, realizar uma pesquisa bibliográfica para aprender e compreender o processo de osmose.
– Posteriormente, você deverá preparar os materiais a serem utilizados nesta atividade. Para tal, você utilizará alface, água e sal. Você precisará de três folhas de alface frescas, três copos com água e duas colheres de sopa de sal de cozinha.
Para esta atividade, siga os passos a seguir:
No dia anterior ao experimento, você deverá pegar uma das três folhas de alface e deverá dispor sobre um prato, que deverá ser colocado para ser desidratado na geladeira. Lembre-se que está folha de alface deverá ficar pelo menos 8 horas na geladeira.
No dia do experimento, você deverá encher três copos grandes (de tamanho suficiente para colocar a folha de alface) com água, e numerá-los de 1 a 3.
No copo 1 você deverá inserir a folha de alface murcha, que estava dentro da geladeira.
No copo 2 você deverá inserir uma folha de alface fresca.
No copo 3 você deverá colocar duas colheres de sopa de sal de cozinha e mexer até o sal ser completamente dissolvido. Após, colocar a terceira folha de alface, fresca.
Agora, com os três copos cheios, você deverá aguardar 4 horas em temperatura ambiente para análise.
RESPONDA:
Após este período, retire as três folhas de alface, disponha sobre um prato e responda conforme foi observado separadamente em cada copo:
1. Como o transporte de água através da membrana plasmática (osmose) promoveu as alterações visuais nas folhas de alface, antes e depois de inseri-las nos copos com água?
A osmose é o processo pelo qual a água se move do meio menos concentrado para o mais concentrado. A água foi absorvida pelas células da folha (KAMEI, 2019). O transporte de água através da membrana plasmática, osmose, causou alterações visuais nas folhas de alface. Antes as folhas estavam murchas devido à perda de água. Após serem colocadas nos copos com água, as folhas absorveram água, reidratando as folhas e restaurando sua turgidez e aspecto saudável. A terceira folha fica com aspecto murcho devido à desidratação causada pelo sal adicionado à sua superfície.
2. Fotografe os três copos juntos com as alfaces e insira no espaço correspondente ao formulário padrão. (Apenas 1 foto dos 3 copos um ao lado do outro com as alfaces, as alfaces podem estar dentro ou fora do copo, a foto deve estar nítida).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
KAMEI, MarciaCristinade Souza Lara. Biologia e Bioquímica Humana. 22 ed. Maringá: UniCesumar, 2019.
Deixe um comentário