Resposta da atividade Mapa de Biologia Química Humana dp curso: Superior De Tecnologia Em Estética E Cosmética.
A) Qual é a característica de cada uma das folhas de alface antes e após serem adicionadas em cada copo?
Resposta: A folha de alface 1 saiu da geladeira murcha, sem aquele brilho e crocância, com aspecto de alface meio estragada. Depois de ficar na água por 4 horas deu uma revigorada, voltou a ficar mais “viva”, porque absorveu a água por osmose e inchou um pouco.
A folha de alface 2 antes do experimento está fresquinha, cheia de vida, verde e crocante. Depois do experimento de 4 horas ficou praticamente a mesma coisa, porque não houve um desequilíbrio significativo. Ela manteve sua crocância e frescor.
A folha de alface 3 igual a folha 2, fresquinha e crocante. Depois do experimento, ao ficar no copo com água e sal murchou, ficou parecendo com a folha 1 antes do experimento. Isso porque a água saiu das células da folha para o ambiente salgado, deixando a folha desidratada.
B) Qual tipo de transporte ocorreu? Explique.
Resposta: O tipo de transporte que ocorreu no experimento foi osmose, que é um processo de transporte passivo.
Na alface do copo 1, a folha estava desidratada, com menos água dentro das células. Quando foi colocada em água pura, a água do copo, que tinha menor concentração de solutos, entrou nas células da folha por osmose, fazendo a alface “reviver” e ficar mais crocante.
Na alface do copo 2, como a concentração de água dentro e fora das células da folha fresca estava equilibrada, não houve movimento significativo de água. A folha permaneceu praticamente igual.
Na alface do copo 3, o ambiente fora da folha estava mais concentrado em solutos (o sal), então a água dentro das células da folha saiu para o ambiente externo, desidratando a folha e deixando-a murcha.
C) Por que houve diferença entre as folhas de alface dos dois copos?
Resposta: A diferença aconteceu porque a osmose sempre busca equilibrar as concentrações de soluto e solvente (água) dentro e fora das células. No copo com água pura, a folha murcha ganhou água e se revigorou. Já no copo com água salgada, a folha fresca perdeu água, ficando murcha. Tudo isso ocorre devido ao movimento da água de onde ela está mais abundante para onde está menos, sem gastar energia, apenas seguindo o gradiente de concentração.
REFERÊNCIAS
KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019
- Ae1 Esportes Complementares – Bacharelado em Educação Física
- Resposta Atividade MAPA Lutas Módulo 51/2024
- Mapa Fundamentos De Genética Humana 2024
- Projeto Esporte Adaptado – Modelo Respondido
- Atividade de Estudo 1: Prática Pedagógica e Vivência Profissional
- MAPA DE BIOMECÂNICA E CINÉSIOLOGIA
- ATIVIDADE 2 – ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO – 53/2024
- Mapa – Educação Inclusiva – Graduação em Pedagogia
- Estágio Supervisionado IV Módulo 52/2024
Deixe um comentário