Avaliação de Educação Física: Lutas – Abordagem Conceitual e Procedimental – Ano 51/2024

Avaliar, muito mais do que aplicar instrumentos de verificação de aprendizagem, implica excitar os estudantes na busca da construção de novos conhecimentos. Tal atitude favorece a abertura de um espaço de diálogo, orientação, informação, observação, explicação, correção, questionamento, aconselhamento, crítica, respostas e escutas. Consideramos que a avaliação para a disciplina Educação Física, na escola, enquanto integrante de um projeto educacional mais amplo e com sentido emancipatório, estabelecerá os critérios avaliativos como decorrentes da forma pela qual o estudante apreende a realidade e de como atua sobre ela. A avaliação em Educação Física acontecerá sobre os objetivos e conteúdos propostos e, também, sobre os conceitos produzidos a partir das abstrações acontecidas, além de ter como orientação as práticas definidas pela metodologia de ensino.

Fonte: OLIVEIRA, A. A. B. et al. Educação física no ensino fundamental anos finais e ensino médio. Indaial: Arqué, 2023. 

Em uma situação hipotética, enquanto professor de educação física da turma, você aplicará uma avaliação. O conteúdo abordado foi Lutas, com conceitos sobre diferenças nos tipos de lutas. As aulas foram teóricas e práticas. Os objetivos nessa unidade temática foram:
– Identificar as lutas de aproximação e distanciamento.
– Compreender o que são artes marciais.
– Experienciar técnicas básicas de lutas.

Explique, dentro das dimensões CONCEITUAL e PROCEDIMENTAL, como você faria essa avaliação sobre o conteúdo LUTAS.

ATIVIDADE 1 – EDU – EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO – 51/2024

Avaliação de Educação Física: Lutas

A avaliação em Educação Física vai além da mera verificação de aprendizado; ela busca engajar os estudantes na construção de novos conhecimentos. Este processo é fundamental para promover um ambiente de diálogo e troca, onde se observa, orienta, corrige, questiona e valoriza o desenvolvimento de habilidades e entendimentos. Neste contexto, a avaliação da disciplina de Educação Física, inserida em um projeto educacional mais amplo e emancipatório, se baseia na compreensão da realidade pelo aluno e em sua capacidade de intervir nela.

A avaliação do conteúdo de Lutas, tanto do ponto de vista conceitual quanto procedimental, é crucial para medir o entendimento e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Para isso, adotaríamos uma abordagem diversificada:

Avaliação Conceitual:

Uma avaliação escrita individual seria aplicada, abordando questões fechadas sobre os procedimentos, história, modalidades e movimentos corporais das lutas estudadas. Essas questões seriam elaboradas para conectar diferentes pontos do conhecimento, exigindo do aluno a escolha da alternativa correta e a correlação entre os diversos temas. Além disso, uma atividade em grupo permitiria aos alunos discutirem e analisarem livremente os conceitos aprendidos, identificando qual arte marcial melhor se encaixa com o grupo e descrevendo os procedimentos envolvidos. Isso não apenas avaliaria o entendimento do conteúdo, mas também desenvolveria o senso crítico dos alunos.

Avaliação Procedimental:

Os alunos seriam avaliados em suas habilidades práticas, executando técnicas comuns às lutas estudadas, compreendendo a dinâmica de distanciamento e aproximação, além de trabalharem em grupo e em duplas conforme exigido pela temática. Esta avaliação prática seria complementada por uma autoavaliação, onde os alunos refletiriam sobre o que foi aprendido e como se relacionam com as lutas estudadas, em uma discussão dinâmica e participativa.

Conclusão:

A avaliação em Educação Física, especialmente no conteúdo de Lutas, deve ser holística, considerando tanto os aspectos conceituais quanto procedimentais. Através de uma variedade de atividades avaliativas, é possível não só medir o progresso dos alunos, mas também estimular seu pensamento crítico, sua capacidade de trabalho em equipe e sua autoconsciência em relação ao próprio aprendizado.

Referência: OLIVEIRA, A. A. B. et al. Educação física no ensino fundamental anos finais e ensino médio. Indaial: Arqué, 2023.

DIFICULDADE EM SEU TRABALHO ACADÊMICO? EU POSSO TE AJUDAR!

Abra o link pelo celular ou app no PC!

Estamos Online