“Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. Alterações suspeitas também podem ser avaliadas pelo exame clínico das mamas, que é a observação e palpação das mamas pelo profissional de saúde. ”
Fonte: INCA – INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Câncer de mama: vamos falar sobre isso? Rio de Janeiro: INCA, 2023. Acesso em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/cartilha_cancer_de_mama_2022_visualizacao.pdf

INDIQUE os 5 sinais de alerta para câncer de mama que são identificados no Exame Clínico das Mamas e DESCREVA quando é indicado a realização do exame de Mamografia.
Os sinais e sintomas de alerta para o câncer de mama incluem: – Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor, principal manifestação da doença presente em mais de 90% dos casos; – Alterações no bico do peito (mamilo); – Pequenos nódulos na região embaixo dos braços ou no pescoço; – Saída espontânea de líquido de um dos mamilos; – Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja (INCA, 2023).
Alterações suspeitas também podem ser avaliadas pelo exame clínico das mamas. Além disso, a mamografia é um exame que pode ser feito de rotina para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas, capaz de identificar alterações suspeitas. O recomendado é que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. A mamografia para avaliar uma alteração suspeita na mama é chamada de mamografia diagnóstica e poderá ser feita em qualquer idade quando há indicação médica (INCA, 2023).
REFERÊNCIAS:
INCA – INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Câncer de mama: vamos falar sobre isso? Rio de Janeiro: INCA, 2023. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/cartilha_cancer_de_mama_2022_visualizacao.pdf. Acesso em: 07 maio 2025.