Análise dos índices financeiros de uma clínica odontológica

Portfólio Individual de Gestão Hospitalar: Análise dos índices financeiros de uma clínica odontológica

1.INTRODUÇÂO

O trabalho que ora se apresenta discute e analisa os conceitos que envolvem os indicadores de índices dentro de uma clínica odontológica propondo também a mensuração pratica dos dados e informações oriundos dos demonstrativos financeiros da referida empresa.

Nesta pesquisa foram comtemplados os elementos que fazem parte do demonstrativo em si e a influencia desses elementos nos resultados dos índices de liquidez e de que forma essa parte da área contábil tem relevância no desempenho da empresa, influenciando na tomada de decisões.

Para isso, o objetivo principal da pesquisa esta voltado para a analise financeira da SALUTE, verificando as informações financeiras para um possível investimento na empresa através da transformação da organização em uma rede de franquias, sem que isso comprometa a saúde financeira.

Para chegar aos resultados dos indicadores de liquidez, utilizar-se-á os cálculos obtidos com as formulas utilizadas na liquidez geral, liquidez corrente e liquidez seca. Após a realização desses cálculos será realizada uma analise dos resultados obtidos, conseguindo assim, uma avaliação real do seu histórico financeiro.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho teve como abordagem a pesquisa de cunho bibliográfico, com a realização de pesquisa em artigos científicos, livros e sites da internet. Junto a pesquisa bibliográfica foi realizada também uma pesquisa exploratória a partir da analise dos demonstrativos financeiros da empresa SALUTE.

Em síntese, as discussões expostas podem ser apresentadas a partir de um conjunto de estratégias compiladas no decorrer do texto que orientam sobre o possível crescimento da empresa, bem como os métodos a serem pré-estabelecidos para esse fim.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Capacidade de pagamento e Liquidez

De acordo com Marion (2007), os índices de liquidez refletem o posicionamento da empresa em um determinado momento de tempo, e condiciona de forma direta a capacidade que a empresa tem de manter os pagamentos. Essa capacidade de pagamento e avaliada considerando-se as quitações a curto prazo, prazo imediato ou longo prazo.

De um modo geral, as empresas precisam identificar com clareza a estrutura do negocio a que se dedica, preocupando-se primeiramente com a liquidez do grupo. Isso e importante, pois os compromissos de curto prazo precisam ser honrados pela empresa e para isso e necessário que a organização disponha de recursos financeiros que cubra as obrigações. Para isso, e importante que o grupo possua uma reserva financeira solida e assim não ficar dependendo de capital de terceiros para a gestão do negócio.

No entanto, o pagamento das contas e compromissos não significa que a empresa apresenta um bom padrão de liquidez. Na verdade, existe uma diferença entre liquidez e a capacidade de pagamento. Sobre isso, Matarazzo esclarece o que seja os índices de liquidez, ressaltando que

“muitas pessoas confundem índices de liquidez com os índices de capacidade de pagamento. Os incides de liquidez não são índices extraídos do fluxo de caixa que comparam as entradas com as saídas de dinheiro. São índices que, a partir do confronto dos Ativos Circulantes com as Dívidas, procuram medir quão sólida é a base financeira da empresa. Uma empresa com bons índices de liquidez tem condições de ter uma boa capacidade de pagar as suas dívidas, mas não estará, obrigatoriamente, pagando as suas dívidas em dia em função de outras variáveis como prazo, renovação de dívida, etc.” (MATARAZZO, citado por Silva 2012 p. 138)

“O objetivo do estudo da liquidez é avaliar o grau de solvência da empresa, ou seja, capacidade financeira para saldar seus compromissos” (SILVA, 2012 p. 138)

Na área contábil, a análise da situação financeira de uma empresa ou organização e refletida a partir da analise da sua liquidez. Atualmente os analistas tem a sua disposição alguns modelos de cálculos utilizados para definir a liquidez de uma empresa. Esses modelos são divididos em liquidez geral, liquidez corrente e liquidez seca.

A liquidez geral e um indicador que representa o que a empresa tem disponível no caixa para suprir as necessidades de pagamento a curto e a longo prazo, de forma que possa quitar as dívidas contraídas pela organização. A liquidez geral deve ser capaz de suprir essa necessidade de pagamento nos prazos estabelecidos. Para calcular um índice neste indicador deve-se utilizar a formula abaixo:

LG = AC+RLP

PC+ELP

Já a liquidez corrente e conhecida como o grau de capacidade que a organização tem para quitar as dividas de curto prazo diante da realização dos ativos que a empresa possui a curto prazo. Esse indicador se refere ao grau de liquidez que tem um ativo para ser transformado em dinheiro sem perder seu valor.

Gitman (2010) entende que a liquidez corrente consiste na capacidade de a empresa manter seus pagamentos a curto prazo. O calculo desse indicador e feito a partir da seguinte formula, onde LC representa a liquidez corrente:

LC = AC

PC

Por fim, a liquidez seca apresenta semelhança com a liquidez corrente, exceto por fazer a exclusão dos estoques, considerando especificamente os ativos que apresentam menor liquidez. Esse indicador fornece uma medida mais ampla da liquidez da organização se a mesma possuir um estoque difícil de ser convertido em caixa.

Sobre isso Marion (2007) afirma que a liquidez seca demonstra a real situação da empresa. Na fala de Marion e possível visualizar através desse indicador se a empresa passar por qualquer problema, como paralisação das vendas ou estoque defasado, quais chances essa empresa teria para quitar suas dívidas. O calculo desse indicador e conseguido a partir da formula:

LS = AC−E

PC

2.2 Tarefa 1: Analise dos índices de liquidez

Analisando os índices de liquidez da empresa foi possível verificar que a liquidez corrente apresentou uma pequena queda do ano de 2018 a 2019, pois a empresa SALUTE apresentou os seguintes resultados de índices de liquidez nos anos de 2018 e 2019. Para chegar a esses índices foi utilizada formula abaixo que calcula o resultado do referido indicador.

LC = AC

PC

2018

LC= 5.193,058

4.102,433

LC= 1,265848339265992

2019

LC= 6.312,813

5.335,635

LC= 1,183141837850603

Observando os resultados dos índices de liquidez corrente nos anos de 2018 e 2019 revelam que a situação da empresa SALUTE está em uma situação estável, pois nos dois anos os resultados apresentaram um resultado maior que 1, indicando que a empresa possui capital disponível para cumprir com suas obrigações financeiras.

Quanto ao índice de liquidez seca a empresa encontra-se em uma situação estável. Utilizou-se como calculo para chegar ao resultado a formula descrita abaixo.

LS = AC−E

PC

2018

LS= 5.193,058 – 1.953,963

4.102,433

LS= 0,7895546374553832

2019

LS= 6.312,813 – 2.790,726

 5.335,635

LS= 0,6601064353165087

Compreende-se que o índice de liquidez seca consiste na verificação da tendência que a empresa tem para cumprir suas obrigações a curto prazo, mas não considerando os estoques que a organização possui. Uma vez que eles não representam a realidade dos saldos que a empresa de fato tem.

Neste sentido, os resultados deste índice se apresentam sempre com valores iguais ou menores que os resultados de liquidez corrente. Sendo assim, a empresa precisa ter cautela com suas finanças, pois não poderá contar com seu estoque para quitar suas obrigações. E preciso que os serviços oferecidos pela SALUTE sejam concretizados para que a empresa tenha essa capital na conta.

Já em relação ao índice de liquidez geral da empresa SALUTE foi feita o calculo com base nas informações extraídas do demonstrativo financeiro da empresa. Para se chegar a um resultado para os períodos utilizou-se a formula abaixo.

LG = AC+RLP

PC+ELP

2018

LG= 5.193,058 + 2.186,531

4.102,433 + 1.203,179

LG = 7.379,589

5.305,612

LG = 1,390902501

2019

LG= 6.312,813 + 2.417,520

5.335,635 + 1.091,826

LG = 8.730,333

 6.427,461

LG = 1,3582864213

Analisando os dados financeiros da SALUTE nos anos de 2018 e 2019 foi possível perceber que o índice de liquidez geral apresenta uma pequena queda no ano de 2019 se compararmos com o ano de 2018. A liquidez geral serve para expressar se a empresa tem condições de arcar com suas obrigações em um espaço a longo prazo, levando em consideração todos os direitos e deveres que circulam no caixa financeiro da organização.

No caso da SALUTE pode-se afirmar que a empresa possui um montante de recursos dentro da normalidade, sendo esses recursos um pouco maior que as dividas que a empresa possui.

2.3 Tarefa 2: Posicionamento da empresa e estratégia de marketing

Os donos da empresa SALUTE desejam ampliar o negócio da família que presta serviços odontológicos, iniciando a abertura de uma rede de franquias, que é um modelo de negócios já testado no mercado e com grandes indícios de crescimento, principalmente na área de saúde bucal.

Atualmente, já existe no país uma crescente procura pelos serviços de um dentista e seguindo essa tendência de crescimento, o setor de franquias tem criado diversas unidades odontológicas, distribuídas em mais de 200 redes de franquias que já existem no Brasil.

Levando em consideração esse crescimento do setor, a empresa se preocupa em levar serviços de qualidade e com custos mais acessíveis aos clientes. Neste ponto, a clientela e um dos aspectos preponderantes quando se pensa na criação de um negócio. A franquia de tratamentos odontológicos a ser criada pela empresa SALUTE estima que seu projeto venha a atender um público mais diversificado possível, atendendo pessoas de diferentes níveis sociais, uma vez que a empresa pretender oferecer os serviços com custos mais acessíveis, e, portanto, poderá fornecer atendimento a pessoas que inclusive não poderiam pagar por determinados serviços odontológicos em clinicas convencionais.

Pensando nisto, o casal de empresários almeja a criação da sua rede de franquias, mas precisam da orientação de profissionais para a realização do projeto. A contratação de uma empresa especialista em Gestão Hospitalar se faz necessário para que seja feito um planejamento adequado para a criação da franquia.

Para isto, além de fazerem uma analise minuciosa sobre a situação econômica e financeira da SALUTE e necessário também que a empresa invista em um projeto de comunicação e marketing que promova a empresa, pensando, sobretudo no perfil da sua clientela. Como a empresa se destaca no mercado odontológico por oferecer serviços dentários com preços mais acessíveis a empresa de consultoria deve inicialmente definir o posicionamento da empresa SALUTE no mercado.

Conhecendo as características da empresa pode-se definir para a SALUTE o posicionamento por beneficio que adota a estratégia de mostrar todos os benefícios da organização que vão além da proposta básica. Neste caso, o posicionamento por beneficio no caso da SALUTE exploraria as vantagens/benefícios que a empresa pode oferecer a sua clientela. A empresa oferece diversos serviços odontológicos aos clientes, mas faz essa oferta por preços mais acessíveis.

E preciso mostrar esse diferencial da SALUTE. De tal forma, que a parte de comunicação deveria se apropriar dos diferentes meios de comunicação existentes.

2.4 Tarefa 3: Calculo da Margem de Contribuição Total

A margem de contribuição consiste no lucro bruto obtido pela empresa em um determinado período, sendo que este lucro e conseguido quando temos a diferença da receita total da empresa e os custos e despesas variáveis da organização. A formula para se chegar a esse resultado e apresentada a seguir.

MC = PV – CV

Diante disso, a empresa SALUTE apresenta alguns dados sobre do período de 2019, apresentando os seguintes dados.

Receita total: R$1.350.000,00

Custos fixos totais: R$125.000,00

Custos variáveis totais: R$524.200,00

Despesas variáveis totais: R$461.500,00

Despesas fixas totais: R$102.300,00

Para a obtenção da margem de contribuição total utilizamos a formula apresentada acima, onde foram feitos os seguintes cálculos:

MC= R$1.350.000,00 – (R$524.200,00 +R$461.500,00)

MC= R$364.300,00

Para sabermos o lucro obtido no mesmo período, utilizaremos a o calculo que pega a receita total do período e subtrai pelos custos e despesas totais (fixos e variáveis).

L= R$1.350.000,00 – (R$524.200,00 +R$461.500,00+R$125.000,00 + R$R$102.300,00)

L= R$137.000

2.5 Tarefa 4: Importância da contabilidade na gestão de uma empresa

A contabilidade financeira tem o objetivo de fornecer os dados necessários para a avaliação do desempenho financeiro de uma empresa ou organização, ajudando seus gestores a tomar as decisões mais acertadas em relação ao negócio gerido.

De forma mais especifica, a contabilidade financeira consiste no instrumento contábil que realiza e facilita a utilização de iniciativas que auxiliem na regulamentação financeira da empresa. De acordo com Padoveze (2007) a contabilidade financeira se apropria dos mesmos princípios da contabilidade, sendo um instrumento objetivo, de fácil verificação e importante. Geralmente é mensurada a partir da realização de relatórios que indicam as demonstrações financeiras dos períodos para serem posteriormente analisados.

Os dados financeiros de uma empresa são importantes e podem auxiliar a melhorar o desempenho da organização. De acordo com Salazar e Benedicto

A informação de uma análise financeira pode ser utilizada para melhorar o desempenho. Além disso, as análises das demonstrações financeiras podem ser usadas para prever como as decisões estratégicas, ou a expansão das atividades econômicas de uma empresa, são capazes de afetar os desempenhos financeiros futuros. (SALAZAR, BENEDICTO, 1998, p. 248)

Dessa forma, essas informações são de fato importantes para que os gestores, credores e investidores tenham uma visão mais ampla sobre a real situação de desempenho da empresa.

2.6 Tarefa 5: Planejamento financeiro adequado para a SALUTE

Na visão de Padoveze (2007, p. 114) “A contabilidade financeira, que podemos chamar de contabilidade tradicional, é relacionada basicamente como o instrumental contábil necessário para a feitura dos relatórios para usuários externos e necessidades regulamentadas”.

A contabilidade financeira prioriza através da análise dos demonstrativos financeiros quais tomadas de decisão poderão ajudar na manutenção do negócio, seja através da tomada de empréstimos ou para avaliar a qualidade gestora dentro da empresa. Sobre isso, Iudícibus aponta alguns esclarecimentos sobre a análise feita nos demonstrativos financeiros, podendo servir para que

[…] o emprestador de dinheiro na avaliação da segurança do retorno do empréstimo ou financiamento como para a gerência na avaliação de tendência da empresa. Provavelmente ambos se utilizarão de um bom número de índices calculados da mesma forma, com ênfases diferenciadas. (IUDICIBUS, 2009, p. 22)

Isso significa que a contabilidade financeira tem a finalidade de fazer a análise dos demonstrativos financeiros da empresa, auxiliando os usuários a tomar as decisões mais acertadas sobre a situação financeira da organização.

De forma mais especifica e possível afirmar que esses demonstrativos financeiros são os responsáveis por fornecer os dados e informações mais importantes que aconteceram na empresa em períodos específicos, fornecendo os dados mais relevantes da saúde financeira da empresa e contribuindo para o melhor planejamento financeiro para a empresa.

Nas palavras de Marion (1998, p. 51) as demonstrações financeiras tem como objetivo “relatar às pessoas que se utilizam da contabilidade (usuários da contabilidade) os principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período.”.

A partir da aferição dos demonstrativos financeiros fica mais fácil obter os dados e índices das finanças que tem como “[…] finalidade de avaliar a saúde financeira e as perspectivas futuras de uma empresa.” (GARRISON; NOREEN; BREWER, 2007, p. 636).

Corroborando com este pensamento, Matarazzo (2010, p. 15) explica que a análise financeira e um instrumento que “[…] permite uma visão da estratégia e dos planos da empresa analisada; permite estimar seu futuro, suas limitações e sua potencialidade. É de primordial importância, portanto, para todos os que pretendem se relacionar com uma empresa […]”.

Neste sentido, entende-se que é preciso que se realize um planejamento orçamentário para a empresa apresentada neste trabalho. Esse planejamento tem o objetivo de apresentar diferentes estratégias de controle do orçamento, considerando seus objetivos, aplicação, limitação e período de projeção.

Esse planejamento deve refletir a projeção das receitas, despesas, custos e investimentos que a empresa pretende fazer em um determinado período. No caso da SALUTE, esse planejamento pode se apresentar de forma flexível, pois permite atualizar as projeções feitas pela empresa e ao mesmo adaptando e ajustando suas atividades no período do projeto orçamentário. Isso evidencia que a empresa pode propor mudanças no seu orçamento, caso seja detectado uma realidade diferente da esperada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No decorrer da realização do referido trabalho buscou-se por realizar uma revisão teórica mais ampla sobre o assunto em questão, pois a abordagem do trabalho se concentrou em fazer a apresentação de conceitos diretamente relacionados com os índices financeiros de uma empresa.

No entanto, além da discussão teórica em torno do assunto, a prioridade do trabalho se estendeu para uma abordagem mais pratica ao se dedicar a fazer a análise das variáveis que evidenciam os resultados da empresa SALUTE, evidenciando seus demonstrativos financeiros, com o intuito de conhecer os índices de liquidez da empresa e assim conhecer a real situação da empresa.

Para a realização das tarefas propostas foram coletadas informações nos demonstrativos financeiros da empresa que culminaram na identificação dos resultados dos índices de liquidez geral, corrente e liquidez seca da SALUTE, o que demonstrava a situação financeira da empresa nos períodos analisados.

Este estudo propôs a realização de uma analise da empresa SALUTE não somente do ponto de vista financeiro, quando se realizou os cálculos de liquidez, mas proporcionou uma analise mais aprofundada da empresa que estava em busca de crescimento a partir da criação de franquias, necessitando de um projeto de comunicação e marketing apropriados para esse fim.

Por fim, chega-se ao final deste trabalho confirmando que os resultados encontrados nos demonstrativos financeiros indicam que os indicadores de liquidez são sensíveis aos diversos elementos encontrados nas demonstrações, como estoques e impostos a pagar que impactam as variáveis de rentabilidade e capacidade de pagamento da empresa.

A pesquisa contribuiu no desenvolvimento e sistematização da teoria sobre liquidez de uma empresa, mas também foi importante para fazer uma analise real acerca da liquidez, expondo a real situação da empresa, confirmando a importância para o gerenciamento financeiro da empresa.

REFERÊNCIAS

GARRISON, Ray H.; NOREEN, Eric W.; BREWER, Peter C. Contabilidade Gerencial. 11. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education – Br, 2010.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos; FARIA, Ana Cristina de. Introdução à Teoria da Contabilidade: Para o Nível de Graduação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARION, J. C. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MATARAZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanços: Abordagem Básica e Gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PINHEIRO, J. L. Mercado de capitais: fundamentos e técnicas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SALAZAR, J. N. A.; BENEDICTO, G. C. Contabilidade financeira. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.

SILVA, Alexandre Alcântara da. Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações

Contábeis. 3ª edição. Editora Atlas, São Paulo, 2012

DIFICULDADE EM SEU TRABALHO ACADÊMICO? EU POSSO TE AJUDAR!

Abra o link pelo celular ou app no PC!

Estamos Online