Orientações para realização da atividade:
Leia com atenção a UNIDADE 3 do livro didático;
Realize a atividade individualmente;
Não serão aceitas cópias literais do livro didático. Você precisa responder com suas próprias palavras;
Considere todas as informações dispostas nas orientações da atividade;
Assista ao vídeo explicativo da atividade disponível no fórum das aulas ao vivo;
Os prazos das atividades NÃO SERÃO ALTERADOS, desta maneira, EVITE deixar a realização para última hora.
A nova forma de pensar a Educação Física está buscando explorar outras possibilidades da prática corporal, advindas da cultura corporal de movimento. Uma dessas possibilidades é a vivência dos esportes não tão conhecidos. Dentre esses esportes, apresentamos o badminton. O badminton é um esporte Olímpico e faz parte do quadro desses jogos mundiais desde as Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Ele consiste num esporte disputado de modo individual ou em duplas, em uma quadra dividida ao meio por uma rede. Ele se parece com o tênis, jogado também com raquetes, contudo, ao invés da bola, o objeto a ser rebatido é uma peteca (CBBd, 2017, on-line).
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BADMINTON. 2015. Disponível em: https://www.badminton.org.br/. Acesso em: 17 set. 2021.
Considerando a discussão acerca da exploração dos elementos da cultura corporal na escola e a modalidade esportiva apresentada, pensando na realidade brasileira, apresente as principais características da lógica interna da prática de Badminton.
Para isso, em sua resposta, você precisará apresentar, obrigatoriamente, as regras oficiais da modalidade quanto: ao início do jogo, a posição no início do game, o saque, as faltas, e quando ocorre o fim do jogo.
Resposta
O badminton é um esporte complementar realizado individualmente ou em duplas com uso de uma raquete e de uma pequena peteca, a prática é executada numa quadra e desportivamente é competida em 3 games no qual o atleta que vencer 2 games ganha a disputa. Sobre a prática da modalidade pode-se elencar que o jogo se inicia com um sorteio no qual o vencedor define se quer sacar ou receber; para realizar o saque o sacador deve estar na área de saque e lançar a peteca para o ar, enquanto o receptor deve estar na área de serviço para receber; o saque é realizado na diagonal, caso o sacador vença o ponto o mesmo continua sacando devendo apenas inverter a posição na quadra, se o sacador perder o ponto ele perde a vez no saque, assim quem passa a realizar o saque é o seu parceiro e não acontece movimentação dos atletas. Caso o segundo atleta perca o segundo ponto a vez de serviço passa para a dupla adversária. É importante atentar para o primeiro saque de cada game, se o sacador do primeiro saque de cada game perder o ponto o serviço passa para a outra dupla sem que o parceiro tenha vez de saque. O sacador também deve sacar abaixo da sua linha de cintura e acertar a peteca abaixo da linha da mão.
Sobre as faltas o badminton possui algumas como: deixar a peteca cair fora das linhas da quadra, encostar na rede quando a peteca está em jogo, golpear a peteca duas vezes do mesmo lado da quadra, acertar os jogadores, a roupa dos jogadores, rede ou teto com a peteca, fazer “cera” e etc.
O jogo acaba quando o primeiro atleta marcar 21 pontos, mas o jogo pode ser prorrogado até 30 pontos; caso o jogo esteja em 20×20 o primeiro a fazer 22 pontos ganha, caso esteja em 21×21 o primeiro a fazer 23 pontos ganha e assim por diante até chegar em 30 pontos. O jogo em geral é composto por 3 games e vence aqueles que fecharem 2 games.
Referência
FLORES, P. P. et al. Esportes Complementares. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso 2021.