Ae1 Atividade de Academia – Bacharelado em Educação Física

AE1 Atividade de Academia UNICESUMAR

Dentre os motivos pelos quais as pessoas procuram uma academia de ginástica estão a manutenção ou melhora da saúde e da qualidade de vida. Isto porque a atividade física, juntamente com a aptidão física, tem sido associada, de maneira positiva, a estes fatores em todos os indivíduos, principalmente, em adultos e idosos, cujos potenciais riscos da inatividade se manifestam. A aptidão física relacionada à saúde inclui elementos fundamentais para a longevidade e autonomia, capazes de reduzir os riscos de doenças ou condições crônico-degenerativas ocasionadas por baixos níveis de atividade física habitual.

MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.


Considerando que a academia de ginástica constitui um local para o desenvolvimento e aprimoramento da aptidão física dos indivíduos, é imprescindível que o profissional da educação física conheça os componentes (elementos) que a constituem. Nesse sentido, com base no material da disciplina, qual a definição e a importância para a saúde dos componentes: aptidão cardiorrespiratória (ou aptidão aeróbica), força e resistência muscular, composição corporal e a flexibilidade?

Resposta da atividade: Ae1 Atividade de Academia – Bacharelado em Educação Física

A aptidão cardiorrespiratória ou aeróbica pode ser entendida como a capacidade do organismo resistir à fadiga em esforços de médio e longo prazos, abrangendo os sistemas cardiovasculares e respiratórios, cruciais para o processo de captação e distribuição do oxigênio para os músculos durante a atividade física.

A força é definida como a quantidade de força externa que o músculo pode aplicar contra uma resistência e a resistência muscular é definida como a capacidade que um músculo ou grupo de músculos pode fazer repetidas contrações sem perder ou mesmo diminuir a eficiência da atividade física.

A composição corporal é entendida como a porcentagem de tecidos adiposos e magros, que são músculos, ossos e água, que compõem a massa corporal. A flexibilidade é definida como o grau de amplitude nos movimentos do corpo, das diversas partes, seja movimentos dos braços ou pernas ou associados.

Todos esses componentes são importantes para a saúde, pois podem influenciar diretamente na qualidade de vida e no processo de longevidade de um indivíduo, ou seja, quanto mais ativo ele for, melhores serão as suas condições de saúde.

DIFICULDADE EM SEU TRABALHO ACADÊMICO? EU POSSO TE AJUDAR!

Abra o link pelo celular ou app no PC!

Estamos Online