As atividades ofertadas em uma academia de ginástica podem ser categorizadas em dois tipos: modalidades de exercícios físicos e atividades complementares. Diante das várias atividades encontradas, existem aquelas que, de certa maneira, tornaram-se práticas clássicas nas academias, como por exemplo, a musculação, o treinamento funcional e a avaliação física.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Considerando o texto acima e o estudo das modalidades de exercícios físicos na Academia de ginástica, responda as questões abaixo.
1. Os exercícios da musculação envolvem a manipulação de pesos, séries, repetições e pausas. Desta forma, as rotinas de treino na musculação devem ser elaboradas com base em seis princípios: da especificidade, da sobrecarga progressiva, da individualidade, da variabilidade, da manutenção e da reversibilidade. Nesse sentido, descreva sobre cada um desses seis princípios.
2. Nos programas de treinamento funcional, os exercícios procuram envolver o máximo de movimento das várias articulações e a integração entre os grupos musculares de diferentes seguimentos corporais. Nesse contexto, um elemento chave é o Core. Desta forma, descreva o que é o Core, sua importância e quais as suas funções.
3. Com o intuito de oferecer um suporte melhor ao aluno, as academias de ginástica disponibilizam muitas outras atividades, além das práticas físicas, que complementam seus serviços. Um exemplo é a avaliação física, que pode, ou não, conferir um custo adicional ao cliente. Nesse contexto, explique de maneira breve a importância da avaliação física e cite, no mínimo, 4 avalições que devem fazer parte de um protocolo de avaliação.
Gabarito:
1. O princípio da especificidade esta relacionado ao treinamento específico, ou seja, está relacionado a criação de um treino que busca alcançar um efeito específico.
A sobrecarga contínua se refere ao aumento progressivo da intensidade do treino, esse aumento pode ser na quantidade de carga que o aluno consegue levantar, na diminuição do tempo de descanso ou no aumento de número de repetições.
O princípio da individualidade diz respeito as condições de cada aluno, dessa forma esse princípio está relacionado as especificidades de cada aluno, aos objetivos, habilidades e necessidades de cada praticante.
O princípio da variabilidade leva em consideração o platô no processo de evolução do aluno, ou seja, esse platô nada mais é que uma estagnação no desenvolvimento muscular acarretado pela utilização de um mesmo estímulo a longo prazo, assim a variabilidade é a mudança e a implementação de novos estímulos.
O princípio da manutenção está associado a conservação dos resultados desejados, quando um aluno alcança seu objetivo deve ser estabelecido um programa de treinamento que vise manter os ganhos.
O princípio da reversibilidade diz respeito a quando o treinamento resistido é interrompido ou quando as seções de treino não possuem frequência ou intensidade adequada, então o corpo volta a estaca zero, não progride e perde o que foi conquistado.
2. O treinamento core se estabelece na região central do corpo compreendendo abdômen, pelve e costas, o core é importante pois por meio dele é possível trabalhar todas as regiões do corpo; o core compreende a região do centro da gravidade e por isso ele consegue dar suporte e movimento para todo o corpo. As funções do core são: produção de força para os movimentos do tronco, estabilização da cintura pélvica, escapular e coluna durante os movimentos, transferência de energia entre os membros e o tronco, promover uma conexão entre os membros inferiores e superiores e prevenção de lesões em geral.
3. A avaliação física é muito importante para uma intervenção segura e eficaz, por meio da avaliação é possível entender o estado atual do aluno bem como sua evolução, na avaliação são traçados metas, objetivos e é levado em consideração as especificidades de cada aluno e desse modo é estabelecido um treino adequado. As academias devem ter um protocolo que possua ao menos a anamnese, avaliação antropométrica, composição corporal e avaliação postural.
Referência
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.