
O processo de crescimento e desenvolvimento infantil ocorre de forma simultânea e está intimamente ligado ao processo de maturidade e diferenciação. Este processo conecta-se de uma sequência de eventos do organismo, envolvendo diversos fatores como a genética, os hormônios, também fatores externos como o meio social em que a criança está inserida, sua alimentação, entre outros, corroborando para a formação de um ser competente para o enfrentamento das diversidades do mundo.
Fonte: SOUZA, R. O. D. Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Com base no enunciado e no livro “Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente”, EXPLIQUE a diferença entre desenvolvimento e crescimento, e EXPLIQUE quais os três padrões em que se organizam.
Resposta da AE1 da disciplina: Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente
O crescimento é o aumento do número de células, aumento da altura, do comprimento dos membros, do perímetro cefálico, torácico e abdominal e também o crescimento de seus órgãos, ou seja, refere-se ao aumento físico do corpo e está fortemente ligado a fatores biológicos, como genética e nutrição. Por outro lado, o desenvolvimento é a expansão das capacidades do indivíduo, de um sistema ou de um órgão, envolve mudanças como o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais da criança. Quanto maior o desenvolvimento, mais habilidades ele consegue desenvolver, e atividades de maior complexidade ele consegue realizar, formando um indivíduo capaz de enfrentar desafios ao longo da vida (SOUZA, 2024).
Os três padrões em que se organizam são tendência direcional, próximodistal e diferenciação. A tendência direcional pode ser compreendida quando pensamos no desenvolvimento do embrião. O padrão próximodistal, que ocorre de dentro para fora, ou seja, do centro do corpo em direção às extremidades (acontece de maneira simétrica, começando pelo movimento dos ombros e dos braços). Inicialmente, a criança consegue segurar um objeto de maneira desajeitada com as mãos e, à medida que cresce e aprimora sua coordenação, passa a pegar objetos menores, como uma semente, utilizando o movimento de pinça com os dedos. O terceiro padrão é a diferenciação, onde o desenvolvimento acontece de maneira progressiva, partindo do simples para o mais complexo, tanto o raciocínio quanto as habilidades adquiridas seguem essa evolução gradativa (SOUZA, 2024).
REFERÊNCIAS:
SOUZA, Renata Olzon Dionysio de. Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente. Florianópolis: Arqué, 2024.