Atividade de estudo: Treinamento Esportivo – Bacharelado Em Educação Física

Ae1 Treinamento Esportivo – Bacharelado Em Educação Física

Com o objetivo de otimizar seu desempenho esportivo, ao longo do processo de treinamento, o atleta é submetido a diversos estímulos físicos, fisiológicos, psicológicos e comportamentais. Assim, os programas de treinamento devem ser meticulosamente estruturados e organizados, integrando conhecimentos científicos consolidados e as experiências práticas tanto do treinador quanto do próprio atleta.

PEDRO, R.E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.

No contexto mencionado anteriormente, diversos princípios regem o treinamento físico esportivo, entre os quais destacam-se a individualidade, a variedade e a sobrecarga progressiva. Esses princípios, quando aplicados de forma integrada e sistemática, contribuem para a eficácia e segurança do treinamento esportivo. Considerando o estudo dos princípios e organização do treinamento, explique estes três princípios, mencionados anteriormente.

O princípio da individualidade biológica, traz aqui de vidro é único na sua formação, com características biopsicossociais, genéticas fisiológicas e psicológicas individualizadas. Isso quer dizer que o treinamento deve ser também individualizado, pois cada treinamento faz efeito diferente e varia de atleta para atleta.  Esses treinos devem ser realizados após uma avaliação prévia, para analisar os progressos e ajustar as adaptações conforme o histórico daquele atleta individualmente as experiências dele em conformidade com que quer alcançar de objetivos específicos.  Deve ser analisado fatores com idade e histórico de lesões para que faça uma adaptação com base nas suas experiências e características.

O princípio da Variedade desrespeito a não deixar o trem no monótono, trazer uma variedade estimulatória para os treinamentos para que desafio o corpo e o atleta vão se adaptando ao que for proposto de forma variável e sem estagnação. Esse princípio faz com que previna o excesso de treinamento com repetições o que leva ao menos desempenho trazendo maiores riscos de lesões, e  a variedade, evita essas lesões.

Já o princípio da sobrecarga progressiva, faz com que as cargas sejam aumentadas de forma gradual e haja um desenvolvimento muscular cada vez com estímulo maior.  Isso melhor a performance e o desempenho do atleta. É necessário que haja uma periodização, que é um treinamento dividido em ciclos com vários objetivos o que vai facilitar o princípio da sobrecarga progressiva de forma mais eficiente.

Os princípios só podem ser integrados entre si com muita capacitação científica, em que o treinador deve conhecer a características individualizadas de cada atleta e personalizar seu treinamento com base nas suas especificações e objetivos, para que tenha o monitoramento do progresso e das cargas aumentadas assim como estímulos variados dentro do próprio treino estabelecido.

Referência

PEDRO, R.E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos Online