MAPA – Biologia e Bioquímica Humana

Instruções Institucionais para Realização da Atividade

  1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
  2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
  3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
  4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA;
  5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado; 
  6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referência conforme as normas da ABNT;
  7. Critérios de avaliação: Utilização do template; atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
  8. Atenção assista o vídeo de explicação da atividade. Link: https://www.youtube.com/watch?v=ys5j6zqQ44s&feature=youtu.be

Em caso de dúvidas, entre em contato com a sua Professora Mediadora. Bons estudos!

Questões e Respostas

A) Qual é a característica de cada uma das folhas de alface antes e após serem adicionadas em cada copo?

Resposta: A folha de alface 1 saiu da geladeira murcha, sem aquele brilho e crocância, com aspecto de alface meio estragada. Depois de ficar na água por 4 horas deu uma revigorada, voltou a ficar mais “viva”, porque absorveu a água por osmose e inchou um pouco.

A folha de alface 2 antes do experimento está fresquinha, cheia de vida, verde e crocante. Depois do experimento de 4 horas ficou praticamente a mesma coisa, porque não houve um desequilíbrio significativo. Ela manteve sua crocância e frescor.

A folha de alface 3 igual a folha 2, fresquinha e crocante. Depois do experimento, ao ficar no copo com água e sal murchou, ficou parecendo com a folha 1 antes do experimento. Isso porque a água saiu das células da folha para o ambiente salgado, deixando a folha desidratada.

B) Qual tipo de transporte ocorreu? Explique.

Resposta: O tipo de transporte que ocorreu no experimento foi osmose, que é um processo de transporte passivo.

Na alface do copo 1, a folha estava desidratada, com menos água dentro das células. Quando foi colocada em água pura, a água do copo, que tinha menor concentração de solutos, entrou nas células da folha por osmose, fazendo a alface “reviver” e ficar mais crocante.

Na alface do copo 2, como a concentração de água dentro e fora das células da folha fresca estava equilibrada, não houve movimento significativo de água. A folha permaneceu praticamente igual.

Na alface do copo 3, o ambiente fora da folha estava mais concentrado em solutos (o sal), então a água dentro das células da folha saiu para o ambiente externo, desidratando a folha e deixando-a murcha.

C) Por que houve diferença entre as folhas de alface dos dois copos?

Resposta: A diferença aconteceu porque a osmose sempre busca equilibrar as concentrações de soluto e solvente (água) dentro e fora das células. No copo com água pura, a folha murcha ganhou água e se revigorou. Já no copo com água salgada, a folha fresca perdeu água, ficando murcha. Tudo isso ocorre devido ao movimento da água de onde ela está mais abundante para onde está menos, sem gastar energia, apenas seguindo o gradiente de concentração.

REFERÊNCIAS

KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIFICULDADE EM SEU TRABALHO ACADÊMICO? EU POSSO TE AJUDAR!

Abra o link pelo celular ou app no PC!

Estamos Online