Estágio Supervisionado IV Módulo 52/2024

AE2: Atividade de Estágio IV do curso de Educação com a temática populações especiais

EXEMPLO DE PLANO DE ATIVIDADE
Aluna: AnaIdade: 28 anos
Peso: 72 kgAltura: 1,67
Gestante: segundo trimestre (4-6 meses)
Dia da aula: terça-feiraTempo total: 40 minutos
Objetivo do treino: Fortalecimento muscular dos membros inferiores para o parto normal
Parte Inicial: Alongamento (10 minutos)
Exemplo de como descrever a parte inicial.
Cruzar o braço direito na frente do tórax com um dos braços e com a mão esquerda pressionar o cotovelo junto ao peito e segurar por 20 segundos. Alternar os lados.
Em pé, com a mão direita apoiada na cadeira, elevar a mão esquerda e inclinar para o lado direito. Alternar o lado e repetir 2 vezes cada lado
Sentada no chão, esticar a perna de forma diagonal e inclinar o tronco lentamente para o lado direito. Alternar os lados e repetir 3 vezes cada lado.
Sentada no chão, esticar a perna de forma diagonal, inclinar o tronco na diagonal em direção ao pé direito. Alternar os lados e repetir 3 vezes cada lado.  
Parte Principal: Exercícios (20 minutos)
Exemplo de como descrever a parte principal do treino. Panturrilha: de pé, a gestante irá apoiar-se na cadeira e realizar a flexão plantar, ficando nas pontas dos pés e retornando lentamente. 3 séries de 15 repetições. Descanso de 1 minuto entre as séries. Agachamento: de pé, a gestante irá esticar os dois braços para frente e realizar o movimento de agachar e sentar na cadeira. 4 séries de 10 agachamentos. Descanso de 1 minuto entre as séries. Abdução: de pé, com a mão apoiada na cadeira, realizar a abdução da perna utilizando a mini band. 3 séries de 10 abduções cada perna. Descanso de 1 minuto entre as séries.

Parte Final: Relaxamento (10 minutos)
Exemplo de como descrever a parte final.
Sentada na cadeira e com a coluna ereta, rotacionar o pescoço lentamente 3 vezes para cada lado. Rotacionar os ombros para frente e para trás.
Sentada no chão (colchonete) com as pernas cruzadas inspirar profundamente e encolher os ombros para cima em direção as orelhas. Expirar abaixando os ombros, deslizando as escápulas para baixo.  
Recursos/materiais
Cadeira, colchonete e mini band

partir das informações recebidas sobre as características da aluna gestante e das informações da aula, elabore UMA SESSÃO de treinamento para a aluna Ana, seguindo o modelo abaixo:

Modelo resposta Estágio Supervisionado IV Módulo 52/2024

PLANO DE ATIVIDADE
Aluna: AnaIdade: 28 anos
Peso: 72 kgAltura: 1,67
Gestante: Segundo trimestre (4-6 meses)
Dia da aula: Terça-feiraTempo total: 40 minutos
Objetivo do treino: Fortalecimento muscular dos membros inferiores para o parto normal
Parte Inicial: Alongamento (10 minutos)
  A gestante realizará um alongamento corporal completo, promovendo o relaxamento da mente e do corpo, com pausas e foco na consciência corporal. O alongamento incluirá esticar os braços e as pernas para frente, alongando os músculos e promovendo flexibilidade; movimentar o pescoço para ambos os lados, aliviando a tensão e melhorando a mobilidade; levantar e abaixar os ombros, seguidos de movimentos circulares para soltar a tensão acumulada; e realizar movimentos circulares com o quadril, alongando a região lombar e melhorando a flexibilidade da cintura.
Parte Principal: Exercícios (20 minutos)
  Em seguida, a gestante realizará a elevação de quadril em duas séries de 12 repetições. Depois, fará giros de quadril em duas séries de 10 repetições completas, seguidos por inclinações laterais, mantendo cada posição por cinco segundos, totalizando 20 repetições, 10 para cada lado. Após isso, realizará isometria em agachamento guiado, mantendo as costas contra a parede por 12 segundos, repetindo o exercício duas vezes. Por fim, executará agachamentos usando um banco como referência, em três séries de 10 repetições.
  Parte Final: Volta a calma ou relaxamento (10 minutos)
Para induzir o relaxamento, a aluna realizará respirações profundas repetidas vezes, seguidas por um alongamento final. Este alongamento incluirá rotações suaves do pescoço, além de movimentos relaxantes para o quadril e as pernas, concluindo assim a sessão.
Recursos/materiais
Os recursos materiais disponíveis incluem uma parede para suporte e estabilidade durante os exercícios, uma bola para exercícios de equilíbrio e fortalecimento, um banco ou sofá para apoio em determinadas posições e exercícios, e um tapete para maior conforto durante os alongamentos e exercícios no chão.

APÓS ELABORAR SUA SESSÃO DE TREINO, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO. (RESPEITAR O NÚMERO DE LINHAS EM SUA RESPOSTA)

1- Quais os benefícios da prática de exercícios físicos para as gestantes e o que devemos levar em consideração ao elaborar um treino para gestante?

A prática de exercícios físicos para gestantes oferece diversos benefícios, incluindo a redução da retenção de líquidos, diminuição das dores na região pélvica e lombar, aumento da força muscular, redução do risco de eclampsia e melhorias no processo de parto. Ao elaborar um treino para gestantes, é fundamental considerar fatores como a idade da gestante, seu histórico de atividades físicas, a presença de outras condições de saúde e o estágio da gravidez. Além disso, é importante ajustar a intensidade dos exercícios para garantir segurança e conforto, evitando atividades de alto impacto ou que possam causar quedas ou lesões.

2- Como foi o processo de elaboração de sua sessão de treinamento? Como você realizou a escolha dos exercícios?

O processo de elaboração da sessão de treinamento foi cuidadosamente baseado nas características específicas da aluna, fornecidas previamente, e nos objetivos estabelecidos para o treino. A partir dessas informações, selecionei exercícios que fossem adequados para atender às necessidades e metas individuais da aluna. Esse método garantiu que a escolha dos exercícios fosse tranquila e eficaz, proporcionando um treinamento personalizado e seguro.

3- Considerando as características da aluna Ana (gestante), cite dois exercícios que não são recomendados para ela e explique o porquê.

Considerando as características da aluna Ana, que está gestante, dois exercícios que não são recomendados para ela são o jump e corridas de alta intensidade. Esses exercícios não são aconselháveis devido à sua alta intensidade e ao impacto que podem causar, o que pode interferir na gestação e resultar em complicações devido à pressão exercida e aos movimentos bruscos. Além disso, há um risco significativo de quedas, o que pode ser especialmente perigoso durante a gravidez.

4- Descreva quais foram as principais dificuldades que você encontrou para elaborar uma sessão de treinamento para uma gestante.

As principais dificuldades na elaboração de uma sessão de treinamento para uma gestante foram considerar as limitações dos exercícios e encontrar atividades seguras e eficazes. Foi necessário ajustar a intensidade e o tipo de exercícios para garantir segurança e conforto, ao mesmo tempo em que se atendiam os objetivos específicos delineados para a gestante. Além disso, a necessidade de evitar movimentos bruscos e de alto impacto adicionou um desafio extra na escolha dos exercícios mais adequados.

REFERÊNCIAS

BATISTA, D. C., CHIARA, V. L., GUGELMIN, S. A., MARTINS, P. D. Atividade física e gestação: saúde da gestante não atleta e crescimento fetal. Revista brasileira de saúde materno infantil. v. 3, p. 151-158, 2003.

NASCIMENTO, Simony Lira do et al . Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro , v. 36, n. 9, p. 423- 431, Sept. 2014 .

PIGATTO, Camila et al . Efeito do exercício físico sobre os parâmetros hemodinâmicos fetais. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, p. 216-221, Mai 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIFICULDADE EM SEU TRABALHO ACADÊMICO? EU POSSO TE AJUDAR!

Abra o link pelo celular ou app no PC!

Estamos Online