Mapa: Teoria e Prática da Educação da Pessoa com Deficiência Auditiva

Após ler atentamente o comando da atividade e assistir o vídeo que o professor gravou com orientações disponibilizado na Sala do Café, você já estará pronto para produzir a sua atividade! Vamos lá?

Parte 01: Elabore um texto dissertativo de no máximo 20 linhas que apresente as diferenças entre linguagem e língua, focando especificamente na formação da língua de sinais, junto a isso explique o porquê da presença de um intérprete de Libras na sala de aula e sua função.

INICIE SUA ATIVIDADE AQUI.

Parte 01: Elaboração do texto dissertativo

Linguagem é o meio utilizado pelo ser humano para se comunicar, transmitir uma mensagem, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações e são do tipo linguagem verbal e não verbal, já a língua é o código utilizado com o uso de palavras para transmitir uma mensagem de maneira compreensível (NEVES, s.d.). A diferença entre linguagem e língua é sobre a generalidade de uma e especificidade de outra. A linguagem é mais amplo e possui diversas formas de comunicação, a língua refere-se a um sistema específico de signos e regras utilizados para se comunicar. A língua brasileira de sinais é esse código que permite a comunicação com pessoas surdas, ela combinação de sinais manuais e expressões não manuais (VELOZO, 2024).

Quanto à presença do intérprete de Libras na sala de aula, sua função é essencial. Ele atua como mediador entre alunos surdos e ouvintes, garantindo que todos tenham acesso ao conteúdo. O intérprete traduz o que o professor diz em Libras para os alunos surdos e vice-versa, permitindo a inclusão e a participação plena na educação.

Parte 02: Usar de maneira lúdica uma representação de três letras do alfabeto, que apresente as 4 variações que temos na escrita dessas letras (como mostrado no exemplo) e junto a essas quatro variações anexe junto ao quadro a LETRA em formato de sinais.

Obs: São 3 letras escolhidas por você acadêmico, com as 4 variações de forma escrita e o sinal em libras de cada uma dessas três letras em foto. Sendo assim para este momento, é necessário inserir uma foto do quadro pronto e uma foto sua executando a atividade.

Parte 02: Postagem das fotos

REFERÊNCIA

NEVES, Flávia. Linguagem, língua e fala: qual a diferença? Norma Culta, s.d. Disponível em: https://www.normaculta.com.br/linguagem-lingua-e-fala-qual-a-diferenca/. Acesso em: 16 jul. 2024.

VELOZO, Aline. Teoria e prática da educação da pessoa com deficiência auditiva. Florianópolis: Arqué, 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIFICULDADE EM SEU TRABALHO ACADÊMICO? EU POSSO TE AJUDAR!

Abra o link pelo celular ou app no PC!

Estamos Online