A epidemiologia é um tema muito interessante e importante para a saúde pública. No entanto, possui muitos conceitos e informações complexas, devido a isso, é essencial que o profissional de saúde consiga interpretar essas informações e repassar para a população por meio de educação em saúde.
Nesse sentido, imagine que você atua no Sistema Único de Saúde (SUS) e recebeu o último diagrama de controle do relatório epidemiológico do seu estado pela secretaria de saúde. Como parte de sua função, você deve interpreta-lo para compreender a situação atual da incidência de Dengue na população e comunicar efetivamente os riscos e medidas de prevenção à comunidade local onde trabalha.
Diagrama de Controle de Casos Prováveis de Dengue 2023/2024:
Fonte: Livro: Bioestatística e Epidemiologia.Izabel Galhardo Demarchi, Renata Cristina Souza Chatalov. Maringá – PR.: Unicesumar, 2021 (unidade 8).
Sites: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/03/22/incidencia-de-casos-de-dengue-no-brasil-e-mais-que-o-triplo-do-indice-que-especialistas-consideram-alto.ghtml
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue
https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/brasil-unido-contra-a-dengue




Atividade:
Teremos duas etapas a serem cumpridas:
1. Elabore um texto descritivo:
Descreva a sua interpretação do diagrama de controle sobre a incidência de casos prováveis de dengue. – Descreva medidas e hábitos que podem ser adotados pela população para controlar o vetor Aedes aegypti e prevenir novos casos de dengue.
Nesse diagrama é apresentado situação da dengue no Paraná relacionado ao período de 2023/2024. Esse diagrama possui o eixo y (na vertical), o eixo x (na horizontal), uma linha vermelha e uma área sombreada. No eixo y está representado o número total de casos prováveis de dengue, no eixo x está sendo representada as semanas epidemiológicas, na linha vermelha demonstra a incidência de casos prováveis de dengue para o ano epidemiológico e a área sombreada representa os dados históricos de anos anteriores (2012 a 2022).
Como demostrado no diagrama, nas primeiras semanas há uma estabilidade no número de casos de dengue o que é possível perceber acompanhado a linha vermelha, mas ao continuar observando a linha vermelha é possível perceber um aumento considerável nos casos de dengue a partir da semana epidemiológica número 21 demostrando um pico de surto ou uma epidemia em progresso. O número de casos ultrapassada o limite de controle e entrado em uma fase crítica na série histórica, que serve como referência para o comportamento esperado da doença.
Para prevenir possíveis novos casos de dengue a população podem tomar diversas medidas e hábitos como permitir a entrada dos agentes de saúde e endemias em suas casas, colocar areia em vasos de plantas e outros recipientes, não acumular lixo, entulho e sucata, não deixe os pneus descobertos, amarrar os sacos de lixo, manter a caixa de d’água bem vedada, esvaziar as garrafas e coloca-las de cabeça para baixo, limpar bem as calhas dos telhados (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2024).
2. Elabore um “Mapa Mental“, para ser postado no instagram:
Passo 1: Acesse o link da campanha contra a dengue: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/brasil-unido-contra-a-dengue/acesse-as-pecas
Passo 2: Escolha um material informativo disponível no site, como por exemplo: banner, folder ou o cartaz (especifique qual foi o escolhido).
Passo 3: Estude as informações do material escolhido para criar o “mapa mental“.
– Utilize a ferramenta gratuita canva;
– Utilize uma comunicação direta e clara;
– Utilize letra legível e insira imagens;
Seu “mapa mental“ deve conter um dos seguintes temas:
– Sobre os sinais e sintomas da dengue;
– Sobre hábitos que podem ser adotados pela população a fim de controlar o Aedes aegypti e prevenir novos casos de dengue.
– Seja criativo! Fique à vontade para postar suas atividades e marque nosso instagram @enfermagem.unicesumar, ficaremos muito contentes em ver o seu trabalho.
O folder foi usado com base para a elaboração do “Mapa Mental” devido ao fato de ter mais informações.
Mapa Mental: Mapa Bioestatística e Epidemiologia

REFERÊNCIA
BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil unido contra a dengue. Gov.br, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/brasil-unido-contra-a-dengue. Acesso em: 7 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Folder – Brasil unido contra a dengue – 10x15cm .pdf. Gov.br, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/brasil-unido-contra-a-dengue/acesse-as-pecas/folder-brasil-unido-contra-a-dengue-10x15cm.pdf/view. Acesso em: 7 maio 2024.
DEMARCHI, Izabel Galhardo; CHATALOV, Renata Cristina de Souza. Bioestatística e Epidemiologia. 22 ed. Maringá-PR: Unicesumar, 2021.