Modelo pronto da atividade MAPA da disciplina Fundamentos de Microbiologia e Imunologia
Orientação para produção da atividade da UNICESUMAR: Fundamentos de Microbiologia e Imunologia
1- Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade e siga todas as instruções constantes nessemodelo. Ele se encontra em “Material da Disciplina”.
2- Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na “Sala do Café”.
Uma reação de hipersensibilidade é caracterizada por um distúrbio causado por uma resposta imuneexcessiva ou inapropriada. Os antígenos podem ser exógenos como os alimentos, picadas de insetos,materiais de limpeza e medicamentos, acarretando uma resposta imune descontrolada; ou a reação dehipersensibilidade pode ser contra os antígenos próprios do organismo, caracterizando um quadro deautoimunidade.
Fonte: adaptado de: https://encurtador.com.br/BDGL5. Acesso em: 26 jan. 2024.
Paciente feminina, 2 anos, entrou no Pronto Socorro apresentando irritação na pele com manchas vermelhasespalhadas pelo corpo e coceira. Enquanto estava na sala de espera, o quadro evoluiu para edema laríngeo,dificuldade para respirar e posterior choque anafilático. Os pais relataram ao médico que a paciente tinhaingerido alimentos com derivados de leite e ovo, mas nada diferente do que ela acostumava comer, e queela tinha sido picada por um inseto. Após a paciente ser estabilizada, o médico solicitou vários exames deimunoglobulina E (IgE) para investigar a causa da reação.
RESPOSTA ATIVIDADE MAPA: Fundamentos de Microbiologia e Imunologia
1). Considerando a história clínica e os resultados dos exames, RESPONDA:
a). IDENTIFIQUE o que causou a reação na paciente.
A reação da paciente foi causada por uma picada de abelha, pois os resultados dos exames apontaram nível elevado de imunoglobulina IgE Específica para Veneno de Abelha, cujo resultado foi 5.0 kU/L. Portanto, podemos identificar que a causa mais provável dessa reação foi a picada de abelha.
b). DESCREVA o tipo de reação envolvida no caso clínico, considerando sua classificação.
O tipo de reação envolvida no caso clínico é do tipo I, também chamadas de atópicas ou anafiláticas. As reações do tipo I são ativadas a partir do reconhecimento de um antígeno denominado “alérgeno”. Isso ocorre quando o indivíduo é sensibilizado por essa substância presente em determinado alimento, picada de inseto, medicamento, entre outros (BESSON; BONI, 2022).
Essas reações são imunomediadas pelos anticorpos IgE, e as origens das respostas alérgicas podem variar. Em um primeiro contato do hospedeiro com o antígeno os anticorpos IgE reconhecem o alérgeno e ativam dos mastócitos e basófilos consideradas as principais células efetoras da reação tipo I. Os sintomas como irritação na pele, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, coceira, edema laríngeo, dificuldade para respirar e choque anafilático, são característicos de uma reação tipo I (BESSON; BONI, 2022).
c). CITE quais células atuam nessa reação e ILUSTRE manualmente a sequência de transformações celulares que ocorrem em uma reação como essa.
As principais células que atuam em reações de hipersensibilidade do tipo I são os linfócitos B que, quando ativados, se tornam plasmócitos secretores de IgE, os basófilos, eosinófilos, mastócitos e neutrófilos que liberam histamina e outros mediadores químicos durante uma reação alérgica (BESSON; BONI, 2022).
A sequência de transformações celulares que ocorrem em uma reação envolve várias etapas.
ETAPA 1
Alguns antígenos denominados “alérgenos” são reconhecidos por células B que são sensibilizadas se transformando em plasmócitos secretores de anticorpos IgE.
ETAPA 2
Os anticorpos IgE são expostos novamente ao mesmo alérgeno. Os anticorpos IgE produzidos se ligam em receptores presentes na superfície de basófilos e mastócitos que são ativados e sofrem degranulação, desencadeando a liberação rápida de mediadores inflamatórios que promovem inflamação, vasodilatação e broncoconstrição.
ETAPA 3
A liberação desses mediadores causa sintomas e efeitos que resultam nos sintomas alérgicos como as manchas vermelhas na pele, a coceira, o edema laríngeo, a dificuldade respiratória e o choque anafilático.
d). O choque anafilático é decorrente da primeira exposição ao alérgeno? EXPLIQUE.
Não. Na primeira exposição ao alérgeno as células B são sensibilizadas e se transformam em plasmócitos secretores de anticorpos IgE. Na segunda exposição ao mesmo alérgeno é que ocorre a inflamação, vasodilatação e broncoconstrição, ou seja, a reação alérgica (BESSON; BONI, 2022).
e). INDIQUE os procedimentos que podem ser empregados na intervenção no combate a anafilaxia.
Dentre os procedimentos que podem ser empregados na intervenção no combate a anafilaxia estão a administração de adrenalina (com dose máxima de 0,5 mg em adultos e 0,3 mg em crianças) principal meio de intervenção que ajuda no controle dos sintomas graves da reação e através do uso de anti-histamínicos como segunda opção de intervenção (BESSON; BONI, 2022).
REFERÊNCIA
BESSON, Jean Carlos Fernando; BONI, Sara Macente. Fundamentos da Microbiologia e Imunologia. 22 ed. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
INSIRA SUA ILUSTRAÇÃO ABAIXO:
Resposta MAPA Fundamentos de Microbiologia e Imunologia