Atividade de Estudo 51/24 – Teorias Pedagógicas Aplicadas à Educação Especial Licenciatura em Educação Especial

É no final do século XIX  que a Psicologia distancia-se da Fisiologia e da Filosofia e se torna uma ciência independente. Nesse período, a Psicologia passa a ser definida como a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, buscando compreender os comportamentos observáveis (as atitudes) e, também, os ocultos, ou seja, as atividades internas e privadas (como pensamentos, memórias e outros eventos mentais). Nesse cenário, houve um enorme desenvolvimento da área, em que novos campos de investigação foram desenvolvidos, novas tecnologias de pesquisa surgiram, assim como novas abordagens de estudo dos processos mentais e do comportamento.

Considerando o exposto e com base nos estudos da disciplina, podemos entender que existem diferentes formas, teorias e abordagens para explicar o comportamento e a mente humana. Assim, nesta atividade, você deverá explicar brevemente, em forma de texto, os principais pressupostos teóricos da Psicologia, que fazem interface com a Educação, sendo:

1) Behaviorismo.

2) Epistemologia Genética.

3) Teoria Histórico-Cultural.

Para isso, elabore um texto entre 15 e 25 linhas.

Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração da resposta, portanto, atente-se à necessidade de apresentar a referência utilizada, sendo a principal o livro da disciplina.

Bons estudos!

Resposta para a Atividade de Estudo 2024.1 Teorias Pedagógicas Aplicadas à Educação Especial Licenciatura em Educação Especial

O Behaviorismo deriva de behavior, que em inglês significa comportamento, enfatiza o estudo do comportamento (comportamentalismo). Como ramo da psicologia estuda o comportamento humano e como ele é moldado por estímulos do ambiente e pelas respostas desses comportamentos. O behaviorismo também se concentra no comportamento observável, deixando de lado elementos como emoções e pensamentos.

A Epistemologia Genética desenvolvida por Jean Piaget busca entender a perpetuação do conhecimento nos seres vivos. O conhecimento é construído de forma progressiva por estágios de desequilibração (choque entre o conhecido e o novo); assimilação (assimila e acomoda esse novo conceito); acomodação (altera significados existentes e modifica suas ações) e equilibração (adapta o conhecimento novo com o que ele já tem). A epistemologia genética propõe que a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do indivíduo quanto da sua interação com o meio.

A teoria histórico-cultural, desenvolvida por Vigotsky enfatiza a influência do contexto social e cultural no desenvolvimento humano e como a linguagem, a cultura e as interações sociais são importantes para a formação dos processos mentais e do comportamento. Segundo essa teoria, o aprendizado e o desenvolvimento ocorrem por meio da interação com outras pessoas e do uso de ferramentas culturais.

Referências:

FIGUEROA, Amanda Gladyz Blasquez. Teorias Pedagógicas Aplicadas à Educação Especial. 22 ed. Maringá: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023.

DIFICULDADE EM SEU TRABALHO ACADÊMICO? EU POSSO TE AJUDAR!

Abra o link pelo celular ou app no PC!

Estamos Online