Um dos objetivos da Epidemiologia é a observação de fatos na população. Esses fatos envolvem a presença de doenças, a exposição a determinados fatores, ou outros atributos e eventos de interesse. Para tanto, se faz necessário quantificar, ou seja, atribuir números aos fatos por meio de procedimentos estatísticos básicos. Assim, medir a frequência ou ocorrência desses fatos é fundamental para o controle e manutenção de condições de saúde.
Fonte: BRUSCO, E. C. A. G; SILVA, D. A. S. Epidemiologia na Educação Física. UniCesumar: Maringá, 2021.
Para você responder as questões abaixo você deve antes, baixar e ler o artigo intitulado como “Saneamento importa? Uma análise da relação entre condições sanitárias e COVID-19 nas capitais brasileiras” que consta no seu MATERIAL DA DISCIPLINA.
Assim, considerando as informações que constam nas Unidades I e V do seu livro didático e o artigo que você leu, responda:
1) O que é incidência?
Incidência está relacionada a frequência ou a quantidade que algo ocorre. Na área de epidemiologia está relacionada a ocorrência de casos de uma doença ou os novos casos que surgem em um período de tempo.
2) Analisando a figura 2 do artigo, quais foram as capitais que apresentaram a menor taxa de mortalidade do COVID-19 no mês de março?
As capitais Aracajú/SE, Belém/PA, Cuiabá/MT, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Palmas/TO, Porto Velho/RO, Recife/PE e Teresina/PI apresentaram a menor taxa de mortalidade de COVID-19 no mês de março.
3) Qual foi o principal resultado do artigo?
O resultado demostrou que locais que possuíam um saneamento básico com uma qualidade melhor obtiveram uma incidência e mortalidade menor por COVID-19, fazendo uma relação entre esses fatores (saneamento básico, incidência e mortalidade.
4) Explique como o saneamento básico pode afetar a saúde do indivíduo.
O saneamento básico é a prestação de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos e manejo de água pluviais urbanas impactando diretamente na saúde do indivíduo.
O saneamento básico previne de doenças infecciosas, garante a água tratada antes do consumo, removendo microrganismos e tornando-a adequada para uso, melhora a qualidade do efluente lançados no esgoto. Isso tudo, por sua vez, afeta a saúde humana para garantir uma melhor qualidade de vida.
Referências:
FERREIRA, Demétrius; SILVA, Lucas; FILHO, Dalson Britto Figueiredo. Saneamento importa? Uma análise da relação entre condições sanitárias e COVID-19 nas capitais brasileiras. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 26, n. 6, p. 1079-1084, nov. /dez. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/esa/a/tG9Fs4jkNgvCW4DCSXzRJxr/#. Acesso em: 27 mar. 2024.
SILVA, Diego Augusto Santos; BRUSCO, Eliane Cristina de Andrade Gonçalves. Epidemiologia na Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2021.