O SIGNIFICADO CONTEXTUALIZADO DAS PALAVRAS
Texto I
O linguista Rodolfo Ilari afirma que, enquanto usuários da língua, lidamos o tempo todo com mensagens que, além dos sons que ouvimos ou os dizeres que lemos nos textos, há também os significados. Ele explica sua reflexão com o seguinte exemplo: “Zezinho voltou para casa com um galo” e para compreender essa frase, precisamos saber que “galo” significa ora um inchaço que aparece na nossa cabeça quando a batemos numa superfície dura, ora o galináceo, cuja fêmea é a galinha. O trabalho da semântica é explicar o significado das palavras, frases ou expressões dentro de um contexto específico auxiliando o falante a compreender a diversidade de significados atribuídas a uma única palavra, bem como anulando a possibilidade de um sentido literal.
Fonte: ILARI, R. Semântica. Glossário CEALE, c2023. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/semantica. Acesso em. 25 fev. 2023.
SILVA. V. L. da. Linguística II. Maringá: UniCesumar, 2020.
Comando para desenvolver a questão:
De posse da teoria da semântica apresente, em um texto de 10 a 15 linhas, uma análise do enunciado sobre o uso consciente das vias de trânsito que tem como objetivo diminuir os índices de acidente, produzido na imagem do caminhão. Sua análise deve considerar o adjetivo “paciente” e o substantivo “paciente”, pois apesar de ser uma palavra homógrafa homófona, que significado(s) podemos atribuir a essas duas palavras?
O enunciado faz menção a frase “Seja paciente na estrada para não ser paciente no hospital. ” Fazendo a análise do enunciado é possível perceber que ele passa a mensagem sobre o uso consciente das vias de trânsito, que está em destaque na parte traseira do caminhão. Na frase é utilizada a palavra “paciente” que é utilizada na sua função de adjetivo e de substantivo.
No uso da palavra “paciente” como adjetivo no contexto da segurança nas estradas, ele recomenda uma atitude calma, respeitosa, tranquila e cuidadosa por parte dos motoristas ao conduzir veículos. Quando a palavra “paciente” é utilizada como substantivo ele passa a mensagem de cuidados médicos após um possível acidente de trânsito causado pela impaciência e imprudência.
Assim, a palavra assume uma dimensão dupla de adjetivo (relacionado a necessidade de paciência ao dirigir) e de substantivo (relacionado a consequência de não seguir práticas seguras no trânsito).
REFERÊNCIAS:
SILVA, Vera Lucia da. Linguística II. Maringá: UniCesumar, 2020.