O cenário educacional está mudando continuamente para atender às demandas cognitivas da atual geração de estudantes, conhecidos como nativos digitais. Esses indivíduos estão imersos em um ambiente voltado para a tecnologia desde a infância e são bem versados em dispositivos eletrônicos, internet e mídias sociais. Assim, as abordagens educacionais devem se alinhar a essa realidade e potencializar os recursos tecnológicos como ferramentas eficazes de ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, ao trabalhar com estudantes com necessidades especiais de aprendizagem, os desafios aumentam, pois atualmente o campo da Educação estão centrados na busca de abordagens inovadoras que possam efetivamente facilitar experiências de aprendizagem visíveis, conectadas, personalizadas e ativas que proporcionem para os estudantes uma aprendizagem significativa e codificada. Essas atividades inovadoras podem ser ações simples, como a utilização de recursos tecnológicos ou também a utilização de recursos concretos como jogos didáticos e objetos de aprendizagem.
Adaptado de: RAMOS, A.S. Estudos e Práticas da Matemática na Educação Especial. – Indaial, SC: Arqué, 2023.
Diante das reflexões apresentadas e da leitura previamente realizada do material didático, para essa atividade você deverá elaborar um texto apresentando a importância de se pensar em abordagens inovadoras que possam facilitar a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Você deve apresentar um exemplo de recursos tecnológicos, ou recursos concretos ou jogos didáticos. Seu texto deve ter entre 15 e 20 linhas.
Resposta de práticas da Matemática na Educação Especial
Segundo Ramos, Offial e Patel (2023) o currículo escolar proporciona transformações sociais e intelectuais, estrutura as práticas pedagógicas e possibilita a construção da identidade escolar, por isso eles devem estar centrados nos estudantes para que se torne um meio inclusivo principalmente para os estudantes com necessidades educacionais especiais minimizando as dificuldades ou possíveis transtornos de aprendizagem desses estudantes.
Nessa perspectiva as abordagens inovadoras são de grande relevância para a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais pois proporcionam a eles grandes benefícios. As abordagens inovadoras promovem ambientes educacionais positivos e enriquecedores para os alunos e para os professores, há uma maior atenção a diversidade promovendo a inclusão. Além disso, proporciona um ambiente escolar preparado para favorecer a aprendizagem dos alunos com necessidades especiais estimulando o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor ampliando o conhecimento de mundo dos alunos.
Dentre os recursos tecnológicos pode-se citar como exemplo a tecnologia assistida. A tecnologia assistida se constitui de produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que como objetivo promover a funcionalidade, buscando proporcionar a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (Brasil, 2015).
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília – DF: Presidência da República, [2015]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 21 de nov. 2023.
RAMOS, Antoneli da Silva; OFFIAL, Patrícia Cesário Pereira; PATE, Viviane Pessoa Padilha. Estudos e Práticas da Matemática na Educação Especial. Indaial: Arqué, 2023.